top of page

Relato Nerd | Homem-Aranha: De Volta ao Lar


Enfim Homem-aranha está 'De Volta ao Lar'; aquilo que muitos fãs esperavam, aconteceu. O Amigão da Vizinhança teve um retorno triunfal e com o pé direito. O filme mais humano do Homem-Aranha até agora; mesmo trajado como o herói, ainda sim, o foco é Peter Parker.

Sinopse: "O jovem Peter Parker/ Homem-Aranha (Tom Holland), que fez sua estreia sensacional em Capitão América: Guerra Civil, começa a navegar em sua recém descoberta identidade como o super-herói disparador de teia em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Empolgado por sua experiência com os Vingadores, Peter volta para casa, onde vive com sua tia May (Marisa Tomei) e sob o olhar atento de seu novo mentor Tony Stark (Robert Downey Jr.). Peter tenta entrar de cabeça em sua rotina - distraído pelos pensamentos de provar a si mesmo que pode ser mais do que só o amigão da vizinhança, o Homem-Aranha - mas quando o Abutre aparece como um novo vilão, tudo o que Peter considera mais importante será ameaçado".

Assim como a DC encontrou sua Mulher-Maravilha, a Marvel também conseguiu achar seu Homem-Aranha, assim como já achou seu Homem de Ferro, Capitão America, Peter Quill e outros; Tom Holland é perfeito para o papel, podemos perceber desde as campanhas feitas pelo ator, onde ele postava vídeo nas redes sociais dando mortais e piruetas, o que serviu bem para o filme e deixou algumas cenas mais orgânicas. Além das habilidades no mundo da ginástica artística, Holland dá um show na sua atuação, sabendo expressar exatamente o que um adolescente sente ou pensa, ao ver a menina dos seus sonhos, ao ser vítima de bullying, a relação com seu melhor amigo, e ao esconder segredos de quem o cria.

Sendo um 'filme humano' que é, o vilão não poderia ser extravagante, com desejos absurdos de destruir o mundo há cada hora. Michael Keaton nos entregou um abutre com propósitos reais e familiares. Inconformado com as atitudes governamentais e com os próprios Vingadores, que o 'impedem' de fazer seu trabalho, e em momento algum quis confrontar os heróis mais poderosos da Terra, tornando-se praticamente um 'gangster' local que vende armas super-potentes a partir de sucatas das batalhas dos Vingadores, até mesmo para construir seu traje. Com uma justificativa convincente de que está fazendo o que faz para dar o melhor para sua família, Abutre torna-se o vilão certo no quesito adaptação de um Homem-Aranha, que no filme, mal conhece suas habilidades. O mérito disso também vai para os roteiristas, diretor a própria Marvel Studios por permitir que essa história fosse contada.

Os momentos de Laura Harrier em cena, interpretando Liz Allen, uma jovem independente, carismática e descolada, foram ótimos, a química da personagem com o protagonista ficou incrível, sem contar a reviravolta na trama envolvendo Liz, que é o ponto alto da história. Falando em química, podemos dizer que a amizade de Peter e Ned Leeds, foi tão boa quando a que vimos entre Peter e Harry, na trilogia de Sam Raimi. A dupla arrancou boas risadas, principalmente Ned, o típico nerd que quer ser reconhecido como um cara legal e descolado. Tornando-se uma espécie de "cara da cadeira", como o mesmo se refere aos parceiros dos vigilantes que ficam no centro de operações, orientando os heróis, Ned ajudou bastante seu amigo no combate à quadrilha do Abutre. Apesar de toda a expectativa em torno da personagem de Zendaya, a personagem mal aparece no filme, mas podemos dizer que suas cenas foram instigantes, nos fazendo querer ver mais e saber mais da personagem, e uma revelação final deixou uma dúvida no ar, e fez aquela vontade de querer ver e saber da personagem aumentou em 101%, de fato será uma personagem bastante explorada na sequência.

A maior satisfação em assistir ao filme, após todo o merchandising focado no Teioso sempre ao lado do Homem de Ferro, foi ver que Robert Downey Jr. não ofuscou o protagonista e teve o tempo de tela que realmente era necessário. O personagem foi inserido na medida e serviu muito bem para gerar um conflito das ações de Peter em ser um jovem herói.

Jon Watts, diretor do filme, acertou em não precisar contar histórias vista incontáveis vezes nas HQs e as duas vezes contadas no cinema, como a história da Aranha radioativa que pica Peter e a morte de Tio Ben - Todos nós já sabemos que "Com grandes poderes surgem grandes responsabilidades" - O destaque está na história de Tia May, interpretada pela, maravilhosa e linda, Marisa Tomei, que foi muito bem trabalhada dentro do roteiro para ser entendida como uma mulher recém-viúva que é e pela falta que sente de seu marido.

Homem-Aranha: De volta ao Lar é uma ótima comédia, no melhor estilo sessão da tarde possível. Um filme original que ao assistirmos só nos faz lembrar da trilogia de Sam Raimi e do Espetacular Homem-Aranha de Marc Webb por causa das referências. Quem estiver preocupado por ver a mesma coisa que já viu antes, pode ficar despreocupado, você não verá. É o Homem-Aranha divertido que todos queríamos nessa "Volta ao Lar".

Veja também...

bottom of page